Antimofo e Aquecimento Térmico
Televendas (41) 3155-3111
Antimofo e Aquecimento Térmico
Televendas (41) 3155-3111

O perigo do mofo nas roupas

Cuidado com as doenças causadas pelo mofo

O perigo do mofo nas roupas
28 de julho de 2021 Hot System

Os mofos são fungos, que aparecem em alimentos estragados ou ambientes com umidade. Alguns tem mau cheiro, e causam danos as roupas, moveis e casas, e são muito prejudiciais a saúde.

O inverno traz mais possibilidade do aparecimento do mofo, por conta do frio as pessoas deixam as janelas e portas fechadas, mantendo a umidade dentro do ambiente.

Para evitar o mofo, é necessário deixar as janelas, portas de todos os moveis, principalmente dos armários e guarda-roupas abertos, para que entre luz natural e ventile. Manter o ambiente seco e arejado é essencial para evitar o mofo nas roupas, principalmente.

 

Doenças causadas pelo mofo

Problemas respiratórios podem ser causados e piorados pelo mofo, como a asma alérgica, rinite, sinusite, bronquite e outras alergias.

Existem doenças mais graves que podem atingir as pessoas, e que são causadas pelo mofo toxico. As reações são variadas, inclusive com sintomas psiquiátricos como depressão, ansiedade, problemas de atenção, falta de clareza mental e insônia.

Alergias de mofo ocorrem devido a inalação de fungos que são inalados e causam febre como sintoma.

Já o mofo tóxico, se inalado, causa uma resposta inflamatória crônica, que é uma reação autoimune causada pela falta de liberação de biotoxinas em pessoas vulneráveis.

Essas doenças respiratórias devido a mofo atingem 25% da população, devido a vulnerabilidade genética.

As toxinas do mofo podem se acumular no corpo e causar estratos muito tempo até mesmo depois da exposição, requerendo um tratamento médico.

De acordo com pesquisas, cerca de 80% dos imóveis no Brasil apresentam problemas de infiltração, que causam umidade e consequentemente podem fazer surgir o mofo, principalmente nas roupas que ficam dentro dos guarda-roupas.

O sistema respiratório é o que mais sofre com isso, pois o fundo chega ao nariz ou pela boca e alguns microrganismos conseguem passar, mesmo com nossos mecanismos de defesa, e são capazes de causar tosse, mal-estar, espirros, entupimento do nariz, cansaço, coriza e dificuldade para respirar.

As doenças causadas pelo mofo são muito preocupantes pois, ao se tornarem crônicas, prejudicam o pulmão, fazendo com que ele fique fibrosado e perca a capacidade de realizar suas funções. Com isso o paciente pode ter falta de ar constante e precisar fazer uso de oxigênio com frequência.

Na maioria das vezes, quando a pessoa é afastada de ambientes com umidade ou faz os reparos necessários no local os sintomas melhoram. O uso de medicamentos também pode melhorar as reações alérgicas ao mofo, com exceção das doenças crônicas que requerem tratamentos mais específicos e longos.

 

Como tirar o mofo da casa

Para tirar o mofo da casa e impedir que atinja suas roupas, é importante tomar esses cuidados:

  •  Verifique se as calhas ou telhas do telhado estão partidas ou acumulando água
  •  Utilize tintas antimofo para cobrir as paredes com umidade
  •  Coloque desumidificadores em cômodos sem janelas ou com muita umidade, como a cozinha, o banheiro ou o porão
  •  Ventile a casa diariamente, abrindo a janela todos os dias por pelo menos 30 minutos
  •  Abra as portas dos armários, e evite encher muito o seu interior
  •  Deixe um espaço entre os moveis e a parede, para permitir a passagem de ar
  •  Limpe bem os locais escondidos por moveis, tapetes ou cortinas
  •  Utilize as tampas das panelas enquanto cozinha
  •  Feche a porta do banheiro durante o banho, para evitar que a umidade se espalhe pela casa.

Para tirar o mofo da roupa, é recomendado misturar uma colher de sal com suco de limão e vinagre. Esfregue sobre o tecido que foi afetado pelo mofo, enxague e deixe secar bem. Você pode também misturar 4 colheres de sopa de açúcar com uma colher de chá de detergente de louca e 50 ml de água sanitária, deixando a roupa de molho por 20 minutos.

Para roupas coloridas faça o mesmo procedimento, mas deixe a roupa de molho por 5 minutos, enxaguando e deixando secar em seguida. No caso de couro, limpe a roupa com um pano molhado em vinagre de maçã e depois hidrate o local com vaselina ou óleo de amêndoas.

 

Solução definitiva no combate ao mofo nas paredes e armários

Sim, isso existe! A única maneira de erradicar o mofo e prevenir seu aparecimento são as placas antimofo. Elas são ideais para impedir fungos, ácaros e bolor de armários, guarda-roupas, gavetas e estantes. Seu sistema de aquecimento elétrico elimina a umidade das paredes, mantendo os armários secos.